sábado, 4 de abril de 2015



HÉRNIA DE DISCO (DISCAL) LOMBAR

-DEFENIÇÃO (O QUE É HÉRNIA DE DISCO)
-PATOLOGIA
-TRATAMENTO CLÍNICO
-REABILITAÇÃO COM TRATAMENTO CONSERVADOR
-TRATAMENTO CIRÚRGICO
-REABILITAÇÃO PÓS-CIRÚRGICA



A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.


O que é Hérnia de disco?

A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.

                                           Hérnia de Disco / Tratamento/ Sintomas/ O que é / Coluna Vertebral
Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, a extrusão de massa discal que se projeta para o canal medular através de uma ruptura da parede do anel fibroso. O problema é mais freqüente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

A hérnia de disco é geralmente precedida por um ou mais ataques de dor lombar.
Rupturas irradiando-se patoanatomicamente são conhecidas por ocorrer na parte posterior do anel, indo em direção a áreas nas quais as terminações nervosas descobertas estão localizadas.
(Nachemson AL,1976)
Os sintomas mais comuns são: Parestesias (formigamento) com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para membros inferiores ou superiores, podendo também afetar somente as extremidade (pés ou mãos). Esses sintomas podem variar dependendo do local da acometido.
Quando a hérnia está localizada no nível da cervical, pode haver dor no pescoço, ombros, na escápula, braços ou no tórax, associada a uma diminuição da sensibilidade ou de fraqueza no braço ou nos dedos.
Na região torácica elas são mais raras devido a pouca mobilidade dessa região da coluna mais quando ocorrem os sintomas tendem a ser inespecíficos, incomodando durante muito tempo. Pode haver dor na parte superior ou inferior das costas, dor abdominal ou dor nas pernas, associada à fraqueza e diminuição da sensibilidade em uma ou ambas as pernas.
A maioria das pessoas com uma hérnia de disco lombar relatam uma dor forte atrás da perna e segue irradiando por todo o trajeto do nervo ciático. Além disso, pode ocorrer diminuição da sensibilidade, formigamento ou fraqueza muscular nas nádegas ou na perna do mesmo lado da dor.

Causas da Hérnia de Disco
Fatores genéticos têm um papel muito mais forte na degeneração do disco do que se suspeitava anteriormente. Um estudo de 115 pares de gêmeos idênticos mostrou a herança genética como responsável por 50 a 60% das alterações do disco.(backLetter 1995).
Sofrer exposição à vibração por longo prazo combinada com levantamento de peso, ter como profissão dirigir realizar freqüentes levantamentos são os maiores fatores de risco pra lesão da coluna lombar. Cargas compressivas repetitivas colocam a coluna em uma condição pior para sustentar cargas mais altas aplicadas diretamente após a exposição à vibração por longo período de tempo, tal como dirigir diversas horas. (Magnusson ML, Pope ML, Wilder DG, 1996.)
Entre fatores ocupacionais associados a um risco aumentado de dor lombar estão:
  • Trabalho físico pesado
  • Postura de trabalho estática
  • Inclinar e girar o tronco freqüentemente
  • Levantar, empurrar e puxar
  • Trabalho repetitivo
  • Vibrações
  • Psicológicos e psicossociais (Adersson GBJ,1992)

Tratamento conservador

A hérnia de disco lombar é uma condição que apresenta natureza benigna; a finalidade do tratamento é aliviar a dor, estimular a recuperação neurológica, com retorno precoce às atividades da vida diária e ao trabalho. Pacientes com hérnias sequestradas, jovens,
com leve déficit neurológico, hérnias pequenas, pouca degeneração discal, seriam os que melhor se beneficiariam do tratamento conservador(24). A crise de ciática pode ser tão severa a ponto de incapacitar o paciente e, nesse momento, o tratamento deve reduzir gradativamente a dor e aumentar a atividade física, evitando o repouso absoluto. Os AINES são os medicamentos que mais devem ser utilizados, por atender exatamente às necessidades da fisiopatologia – basicamente inflamatória – ficando os analgésicos puros como terapia adicional. Como já foi mencionado, a historia natural da ciática se caracteriza por um rápido alívio da sintomatologia num tempo médio de quatro a seis semanas, com recorrência de aproximadamente 5 a 10%, sem importar o tipo de tratamento instaurado(25). Uma alternativa para ajudar o tratamento conservador é o bloqueio da raiz afetada com anestésico e corticoide, que atua diretamente sobre a hérnia, reduzindo
seu volume, e sobre a raiz, reduzindo a sua resposta inflamatória(26-28). Num estudo realizado pelo Grupo de Cirurgia da Coluna do Hospital Universitário Cajuru (HUC), foram avaliados 70 pacientes portadores de hérnia discal lombar com radiculopatia,
com quadro de dor por até oito semanas; após o 3.º mês do bloqueio, 77% dos pacientes estavam assintomáticos. Foi possível concluir que o bloqueio anesté- sico transforaminal é uma alternativa eficaz e segura no tratamento da dor ciática secundaria à hérnia de
disco lombar(29). Buenaventura et al, numa revisão sistemática da literatura sobre bloqueio transforaminal lombar, encontraram evidência nível II-1 para alívio em curto prazo (seis meses ou menos) e nível II-2 para o alívio em longo prazo (mais de seis meses) no tratamento da dor ciática(30). Nossa conduta preferencial hoje é iniciar o tratamento da dor aguda com esse tipo de bloqueio. O tratamento conservador inclui fisioterapia de apoio com analgesia e relaxamento, principalmente através de exercícios e alongamentos. 


Tratamento cirúrgico

O objeto do tratamento cirúrgico é a descompressão das estruturas nervosas. As indicações do tratamento cirúrgico são:
Absolutas: Síndrome de cauda equina ou paresia importante.
Relativas: Ciática que não responde ao tratamento conservador pelo menos por seis semanas, déficit motor maior que grau 3 e ciática por mais de seis semanas ou dor radicular associada à estenose óssea foraminal. Nos últimos anos tem sido muito discutida a vantagem entre cirurgia precoce e tratamento conservador prolongado. Há publicações mostrando resultados clí- nicos similares nos grupos estudados, após dois anos de evolução, mas a recuperação foi mais rápida no grupo da cirurgia precoce. Os autores mostraram que é economicamente favorável o tratamento cirúrgico.






























































































INFORMAÇÃO DE SITES E LINKS NOS QUAIS PODERÃO INFORMAÇÕES REFERENTES Á FISIOTERAPIA  E MÉTO- DOS DE MEDICINA ALTERNATIVA DE REABILITAÇÃO, NACIONAIS E INTERNACIONAIS:


 


O QUE É FISIOTERAPIA

O Fisioterapeuta trata e previne doenças e lesões, empregando técnicas como massagens e ginástica. Este profissional diagnostica e trata problemas causados por má-formação, acidentes ou vícios de postura. As massagens e a ginástica têm a finalidade de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos. Além de ajudar na recuperação de acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, ele trabalha com idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência física ou mental.



O QUE É QUIROPRAXIA
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.
Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande importância para a maioria dos quiropraxistas e influenciam profundamente a atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.
A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.
Hipoteticamente, conseqüências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxaç





O QUE É A OSTEOPATIA

Osteopatia é um sistema autônomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferêncial, bem como no tratamento de várias patologias, e prevenção da saúde, sem o recurso a fármacos ou cirurgia. A Osteopatia enfatiza a sua acção centrada no paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença. Aprofissão de Osteopata é uma profissão de saúde distinta, com uma formação académica superior e treino clínico especificos. A Osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais entre elas a da manipulação do sistema musculo-esquelético (ossos, músculos e, articulações) para ajudar no tratamento de doenças.

Osteopatia foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still por alturas da guerra civil americana nos finais do séc. XIX. Foi através da observação e investigação que fez uma correlação entre as patologias e a sua manifestações físicas.

Osteopatia é considerada uma das disciplinas da medicina alternativa, ou terapêutica não convencional, uma vez que seus princípios filosoficos são diferentes dos da medicina convencional. Os tratamentos usam uma abordagem holística da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações. Na prática, os tratamentos da osteopatia estão enfocados em dores nas costaspescoço demais articulações.


A Osteopatia, criada no século XIX, é uma profissão da área da saúde que trata do ser humano de forma global, isto é, está fundamentada no conceito de que todas as partes e sistemas do corpo humano funcionam de maneira integrada.

O profissional que pratica a Osteopatia – o Osteopata – utiliza somente as mãos para realizar o diagnóstico osteopático e tratar de seus pacientes; para tal, é necessário que tenha uma vasta experiência teórica e prática da aplicação das técnicas manuais diagnósticas e terapêuticas osteopáticas.

A Osteopatia é indicada, de uma forma geral, no tratamento das disfunções do corpo humano, principalmente mecânicas, onde ocorre uma alteração da função de alguma estrutura.

Como exemplo, podemos citar as lesões musculares e articulares (pertencentes ao sistema musculoesquelético), as que se relacionam aos sistemas circulatório e nervoso, aos órgãos internos e ao sistema conjuntivo (dos tecidos de sustentação do corpo humano), mais especificamente do tecido ligamentar conhecido como fáscias. 
Pessoas de todas as idades, do recém-nascido ao idoso, acometidas de dores lombares, torácicas, cervicais, dores de cabeça, cólicas menstruais, ciatalgias, alterações funcionais digestivas e respiratórias, lesões relacionadas ao trabalho e ao esporte, além de outras, podem consultar um Osteopata e se beneficiar de um tratamento manual não invasivo, que diminui sobremaneira os efeitos colaterais indesejáveis.

O Osteopata tem um interesse particular em anatomia e fisiologia, conhecimentos indispensáveis e essenciais para se realizar uma avaliação extremamente rigorosa dos sistemas corporais e de suas inter-relações, que podem ou não se alterar reciprocamente.

É uma forma de tratamento que se preocupa, inicialmente, em descobrir as causas dos sinais e sintomas do paciente, para somente depois tratar as suas consequências, no intuito de restabelecer a função diminuída ou perdida. Isto significa dizer que a Osteopatia é uma abordagem causal, e não sintomática.

A Osteopatia compreende que o corpo humano possui um sistema fundamental para a cura – o sistema imunológico –, cuja ação permite a autorregeneração e o restabelecimento das funções alteradas. Cabe ao Osteopata auxiliar o sistema imune através da realização de um diagnóstico osteopático bem elaborado e fundamentado, permitindo a escolha e a execução de técnicas osteopáticas específicas para cada alteração.

É uma profissão da área da saúde classificada como prática diagnóstica e terapêutica complementar, que interage com outras profissões e suas especialidades.

Existem várias profissões que trabalham conjuntamente com a Osteopatia, dentre as quais citaremos apenas algumas, como a medicina – nas especialidades de clínica médica, ortopedia, fisiatria e neurologia –, a fisioterapia, a acupuntura, a fonoaudiologia e outras.

A Osteopatia oferece uma abordagem singular do corpo humano, com eficácia comprovada.




What is Physiotherapy?




Physiotherapy is a healthcare profession dedicated to working with people to identify and maximize their ability to move and function throughout their lifespan.
Specifically, physiotherapists improve clients’ quality of life by:
  • Promoting optimal mobility, physical activity and overall health and wellness;
  • Preventing disease, injury, and disability;
  • Managing acute and chronic conditions, activity limitations, and participation restrictions;
  • Improving and maintaining optimal functional independence and physical performance;
  • Rehabilitating injury and the effects of disease or disability with therapeutic exercise programs and other interventions; and
  • Educating and planning maintenance and support programs to prevent re-occurrence, re-injury or functional decline.
Physiotherapy is anchored in movement sciences and aims to enhance or restore function of multiple body systems. The profession is committed to health, lifestyle and quality of life. This holistic approach incorporates a broad range of physical and physiological therapeutic interventions and aids.
Physiotherapy services are those that are performed by physiotherapists or any other trained individuals working under a physiotherapist’s direction and supervision.
For a description of physiotherapy in Canada, defined by the Canadian Physiotherapy Association (CPA), in consultation with CPA Branch Presidents and Division Chairs and regulatory and academic representatives,



What is Chiropractic?
Chiropractic is a health care profession that focuses on disorders of the musculoskeletal system and the nervous system, and the effects of these disorders on general health.  Chiropractic care is used most often to treat neuromusculoskeletal complaints, including but not limited to back pain, neck pain, pain in the joints of the arms or legs, and headaches.
Doctors of Chiropractic – often referred to as chiropractors or chiropractic physicians – practice a drug-free, hands-on approach to health care that includes patient examination, diagnosis and treatment. Chiropractors have broad diagnostic skills and are also trained to recommend therapeutic and rehabilitative exercises, as well as to provide nutritional, dietary and lifestyle counseling.
The most common therapeutic procedure performed by doctors of chiropractic is known as “spinal manipulation,” also called “chiropractic adjustment.”   The purpose of manipulation is to restore joint mobility by manually applying a controlled force into joints that have become hypomobile – or restricted in their movement – as a result of a tissue injury. Tissue injury can be caused by a single traumatic event, such as improper lifting of a heavy object, or through repetitive stresses, such as sitting in an awkward position with poor spinal posture for an extended period of time. In either case, injured tissues undergo physical and chemical changes that can cause inflammation, pain, and diminished function for the sufferer. Manipulation, or adjustment of the affected joint and tissues, restores mobility, thereby alleviating pain and muscle tightness, and allowing tissues to heal.
Chiropractic adjustment rarely causes discomfort. However, patients may sometimes experience mild soreness or aching following treatment (as with some forms of exercise) that usually resolves within 12 to 48 hours.
In many cases, such as lower back pain, chiropractic care may be the primary method of treatment. When other medical conditions exist, chiropractic care may complement or support medical treatment by relieving the musculoskeletal aspects associated with the condition. 
Doctors of chiropractic may assess patients through clinical examination, laboratory testing, diagnostic imaging and other diagnostic interventions to determine when chiropractic treatment is appropriate or when it is not appropriate.  Chiropractors will readily refer patients to the appropriate health care provider when chiropractic care is not suitable for the patient’s condition, or the condition warrants co-management in conjunction with other members of the health care team.



www.fisioterapia.com

www.fisioterapiamanual.com.br

www.fisiobrasil.com.br

www.sbf.org.br

www.fisioterapiaatual.com.br

www.interfisio.com.br

www.fisioterapiamanual.com.br

http://fisioterapiaaquatica.blogspot.com.br/

http://www.fisioterapia-online.com/

www.efisioterapia.net

www.aefi.net

www.fisioterapeutasencordoba.es

www.fisioterapiadealmeria.es

www.cofiga.org


http://www.sld.cu

www.fisioterapia-online.com

https://es.scribd.com/doc/53381574/fisioterapia-ortopedica

www.iborrasanz.com/fisioterapia-manual-ortopedica

www.aragoninvestiga.org/tag/fisioterapia-manual-ortopedica

www.escuelaosteopatiamadrid.com/osteopatia/ique-es-osteopatia.html

www.webconsultas.com/ejercicio-y-deporte/medicina.../osteopatia-13556

www.osteopatas.org/definiciones.php

www.innatia.com › Articulos › Medicina Natural › Osteopatía

www.eobosteopatia.com/es/master-osteopatia-idec-upf/plan-estudios

www.eobosteopatia.com/es/estudios

www.todoosteopatia.com

quiropractica-aeq.com/index.php?option=com_content&view.

www.quiropracticallard.com/quiropractico

quiropracticabarcelona.com/la-quiropractica/el-tratamiento-quiropractico

www.quiropracticvalencia.es/que-es-la-quiropractica

www.quiropracticanatural.com/quiropractica/que-es-un-ajuste

www.centroquiropracticoamericano.com

www.laquiropractica.com/descripcion/descripcion.html

www.atlasquiropractic.com

www.centro-innato.com/what-is-chiropractic

https://www.sciencebasedmedicine.org/.../chiropractic

www.bupa.co.uk/health-information/.../chiropractic

www.spine-health.com/.../chiropractic/chiropractic

www.spine-health.com › Treatment

www.spine-health.com/.../chiropractic/questions-ask

www.chiro.org/LINKS/technique.shtml

www.the-chiropractors.co.uk/chiropractic-techniques

www.palmer.edu/about-us/chiropractic-techniques

vzfchiro.com/services/chiropractic-techniques

www.spineuniverse.com › Treatments › Chiropractic

www.idealspine.com

www.tratamentodacoluna.com/.../quiropraxia-quiropratica-quiropatia.ht.

bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/08/14/552-quiropatia

www.tuasaude.com › Doenças ortopédicas

www.quiropraxia.org.br

terapeutamozartjr.blogspot.com/.../quiroprtica-quiropraxia-ou-quiropatia.

openlink.br.inter.net/pliniobb/faq.htm

comcept.org/2014/01/31/o-que-e-a-quiropraxia

www.prochiropractic.org/oqueeaquiroprati.html

www.quirovida.com.br/o-que-e-a-quiropraxia

www.colunaemmovimento.com.br

www.quiropraxiagrega.com

portal.anhembi.br/estude-aqui/graduacao/cursos/quiropraxia