sábado, 11 de abril de 2015

Miosites


O que é Miosite? 

É uma inflamação nos músculos que causa fraqueza muscular, dificuldade para subir escadas, para andar, levantar os braços, quedas com freqüência.

É um tipo de reumatismo?

O médico tem que diferenciar primeiro se é uma doença reumatológica ou neurológica. Caso seja um reumatismo é uma doença auto-imune que pode afetar os músculos, articulações, a pele, pulmão e o esôfago. Tem dois tipos principais de miosites: Dermatomiosite--- inflamação da pele e do músculo e a polimiosite, quando não há lesão de pele.    

O que causa a Miosite?

Como a maioria das doenças não se conhece a causa. Em alguns raros casos é uma doença causada por algumas medicações como os medicamentos para o colesterol, álcool, vírus, protozoários, bactérias. A dermatomiosite pode ser o primeiro sinal de um câncer de local ainda não definido mais freqüentemente de ovário.

Como se faz o diagnóstico da Polimiosite e da Dermatomiosite?

A queixa do paciente de fraqueza muscular e quedas  ajudam muito no diagnóstico. Além disso, a confirmação da fraqueza pelo exame físico e pelo aumento de enzimas musculares que são medidas no sangue (CK, aldolase, DHL) Outro exame de grande importância é a eletroneuromiografia que mostrar também a  fraqueza do músculo e pode diferenciar se é uma doença reumatológica ou neurológica. Quase sempre é necessário a realização de uma biópsia muscular que é um procedimento simples mas deve ser avaliado por um patologista experiente nas doenças musculares.  

Como se trata a Polimiosite e a Dermatomiosite?

Todos os pacientes devem fazer fisioterapia para o fortalecimento muscular. O conhecimento da doença é fundamental para que o paciente e os familiares possam trabalhar em conjunto. Todos os casos usa-se corticoesteróides para controle da inflamação da pele e do músculo. Tratar os órgãos acometidos com medicações específicas: Articulações, fadiga, lesões de pele - hidroxi-cloroquina Pulmão- corticoesteróide e outros imunossupressores




Reumatologia/Doenças Auto-Imune


00/00/0000


Miopatias Reumáticas ou Miosites
O que são?
São um grupo de doenças inflamatórias que afetam os músculos primariamente, mas que também podem acometer outros órgãos. Incluem, portanto, a POLIMIOSITE, DERMATOMIOSITE E MIOSITE DE INCLUSÃO. Outros fatores como hipotireoidismo, exposição à toxinas, reações à drogas, e hereditariedade também podem afetar a musculatura, sendo necessário um diagnóstico diferencial cuidadoso no paciente. As miosites são caracterizadas ,principalmente, por uma fraqueza muscular proximal, ou seja, dos músculos dos ombros e parte superior dos braços(cinturas escapulares), e da bacia e parte superior das coxas (cintura pélvica). Outros sintomas incluem: mialgia (dor muscular), cansaço, edemas( inchaços) manchas cutâneas (face e articulações), febre, etc. As vezes o acometimento muscular é tão importante que pode provocar dificuldade de respiração (dispnéia). O início do quadro muscular é variável , podendo acontecer em crianças e idosos ( nos últimos estão normalmente associados à tumores malignos).

Causa
Ainda é desconhecida, mas fatores ambientais e, uma predisposição genética, parecem ter importância em alguns casos.

Impacto na saúde
Acomete cerca de 10 novos casos por milhão a cada ano.
Ocorre em 03 mulheres para cada homem.
Pode variar de pouca sintomatologia à uma doença extremamente grave, com risco de vida.
Em geral, acontecem por volta dos 40 anos


Diagnóstico
Um diagnóstico tardio é o mais comum de ocorrer, uma vez que a sintomatologia é normalmente atribuída à enfermidades mais comuns (viroses, por exemplo) ou mesmo outras doenças do tecido conjuntivo. Deverá ser feito através de uma anamenese cuidadosa, um exame físico detalhado, testes laboratoriais e normalmente uma Eletroneuromiografia (um exame especial para músculos e nervos). Muitas vezes, se torna necessário uma biópsia muscular para se fechar um diagnóstico definitivo.


Tratamento

São doenças complexas, que podem envolver muitos órgãos do corpo, mas muitos dos sintomas são controlados simplesmente com educação e compressão do paciente, fisioterapia, e lógicamente, com o uso de certos medicamentos, especialmente os corticosteroódes e imunossupressores.



O papel do reumatologista tratando miopatias
O reumatologista se especializou no diagnóstico e tratamento das miosites, seja pelos seus critérios imunológicos, ou mesmo pela capacidade de ver o paciente como um todo, Os pesquisadores representam um papel crítico em ciência básica e investigação clínico da doença. O reumatologista funciona também como um consultor de outras especialidades que são necessários ao tratamento de miosites.
Autor: Dr. Marcelo Cruz Rezende - reumatologista / MS
Baseado em texto da "Arthritis Foundation"


IMPORTANTE
  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: dra. shirley






















Nenhum comentário:

Postar um comentário