domingo, 12 de abril de 2015

TORCICOLO 


Definição

O torcicolo é uma contração dos músculos do pescoço. Esta anomalia da posição da cabeça e do pescoço afeta principalmente as mulheres. A pessoa é submetida à inconvenientes devido à dor, e apresenta uma certa dificuldade de mobilizar o pescoço.

Causas

Para entender melhor o torcicolo, devemos lembrar que as vértebras e os músculos que rodeiam os órgãos são essenciais para a mobilização da cabeça. Essa afecção afeta principalmente os músculos esternocleidomastóideo e o trapézio e ocorre durante uma má postura, causada pela retração dos músculos e excesso de trabalho, fazendo com que haja uma rotação da cabeça para o lado oposto da contração.
O torcicolo aparece na maioria das vezes como um resultado da postura prolongada do pescoço em uma mesma posição ou da má postura da cabeça durante a noite. É frequentemente devido ao uso de um travesseiro inadequado. Pintores, pessoas que estão em um computador na maior parte do tempo e aqueles que utilizam regularmente dispositivos tais como microscópios, são parte da população mais afetada por essa doença.
Os movimentos bruscos e imoderados também originam espasmos musculares. São essencialmente os esportes de contato como futebol e boxe que são os mais preocupantes.
As doenças dos nervos e das vértebras cervicais, o hipertireoidismo, se não tratado, pode ocasionar um torcicolo. Da mesma forma, várias infeções, como a gripe ou outras afecções que causam inchaço dos gânglios linfáticos cervicais podem causar contrações dos músculos. Traumatismos repetidos, hérnia de disco, alguns tumores e certos medicamentos são fatores que também favorecem o surgimento do torcicolo.
Em casos raros, o torcicolo é qualificado como congênito. É devido à má postura durante a vida intrauterina do paciente. Às vezes, um parto difícil causa sangramento dos grandes músculos do pescoço. Certas doenças congênitas como a hipotonia e a paralisia do cérebro também podem ocasionar um torcicolo.
Outros fatores, como estresse, obesidade e hábito de se manter em uma postura inadequada favorecem o torcicolo. Você também deve lembrar que fumar acelera a degeneração das vértebras cervicais. Além disso, lesões da coluna vertebral, como escoliose ou lordose e afecções ligadas ao dente do siso agravam esses riscos.

Sintomas

Os sinais mais comuns são a sensação de contração em um lado do pescoço e da posição viciosa da cabeça. Qualquer tentativa de mobilizar é impossível e dolorosa. A dor pode irradiar para as costas. Outros sintomas variam dependendo do tipo de torcicolo. O torcicolo geralmente surpreende a pessoa no período da manhã ao acordar. Isso ocorre devido à um movimento brusco ou mau posicionamento durante a noite.
Fala-se em torcicolo espasmódico quando ele aparece de repente, sem causa aparente, por sucessivas contrações musculares violentas. Eles estão associados à dor e rigidez do pescoço. A cabeça inclina lateralmente para o lado do espasmo muscular e depois vira para o lado oposto da contração.
Para o torcicolo sintomático, é um sinal revelador de uma doença subjacente. Na verdade, ele acompanha manifestações específicas de uma afecção como as vértebras.
Quanto ao torcicolo congênito, ele aparece desde o nascimento. Também é crônica a dor. A palpação, o músculo em espasmo pode ter uma pequena tumefação do mesmo tamanho de uma azeitona.

Diagnóstico

Normalmente, o médico diagnostica, identificando seus sinais específicos. Depois de algumas questões preliminares, ele examina o paciente para detectar as doenças ou os fatores que possam ter originado o torcicolo.
No caso mais delicado, o profissional de saúde irá prescrever exames radiológicos, de sangue e outras análises. Caso contrário, ele aconselha a consultar um especialista como um reumatologista ou um osteopata para o tratamento adequado e eficaz.

Complicações

O torcicolo é geralmente benigno. No entanto, ele pode causar problema de insônia. Além disso, se não tratado, podem surgir complicações como anomalia permanente da coluna e hérnia de disco. Ele perturba o bom funcionamento do sistema nervoso causando dores de cabeça, problemas respiratórios, visuais ou auditivos.

Tratamento

O tratamento da causa possível é essencial, e os sintomas incômodos devem ser eliminados. Para o torcicolo agudo, relaxar e colocar uma aplicação quente sobre a área dolorosa. O médico pode aconselhá-lo a tomar medicamentos que aliviam a dor e relaxam o pescoço.
A terapia de casos crônicos pode exigir, além disso, técnicas e remédios mais especializados, mas devemos respeitar as doses prescritas pelo médico.

A fisioterapia, osteopatia, quiropraxia, acupuntura também se mostraram úteis na resolução deste problema. Dependendo das circunstâncias, algumas pessoas precisam ser operadas. Em alguns casos, a inserção de um colar cervical ajuda a apoiar a sua cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário