terça-feira, 14 de abril de 2015

VENTOSATERAPIA



O tempo de sua existência se perde na história, sua reaparição atual coincide com os grandes movimentos de restauração da antiga Medicina Oriental.

Não se tem iia de quem fez uso das ventosas primeiro. Tem-se informações de seu uso desde o Egito antigo, Hipócrates as mencionou em seus escritos, era praticada pelo povo grego desde o séc. IV a. C. e também por outras civilizações antigas. Existe também registro de seu uso pelos índios americanos que cortavam a parte superior do chifre dos búfalos.

A VENTOSATERAPIA é um método terapêutico que emprega apenas 1 técnica particular que é a PRESSÃO NEGATIVA.

O que é Pressão Negativa?

Segundo as leis da física o ar atmosférico tem o poder de se locomover naturalmente quando há desnível de pressão no seu ambiente, ou seja ele se move do local de maior pressão para onde valor menor de pressão.

A aplicação da ventosa se baseia na lei das trocas gasosas da pele, eliminando os gases estagnados no corpo e promovendo a limpeza deste pelo uso da pressão negativa produzida pelo vácuo. A função principal das ventosas seria então a de limpar o sangue das toxinas acumuladas.











A estagnação de sangue é considerada pela Medicina Oriental como um dos elementos causadores das doenças, sendo necessária remove-la para que o indivíduo possa se restabelecer. Sabemos que o sangue tem um papel importante na respiração, ele é que leva oxigênio para todo o corpo, o sangue remove o gás carbônico do sistema e o elimina através dos pulmões. Também absorve nutriente do intestino delgado e os leva para os tecidos dos órgãos, elimina a matéria tóxica através dos órgãos excretores, além disso tem função protetora, pois possui anticorpos que tem a capacidade de destruir toxinas e outros agentes nocivos.

Também as ventosas promovem uma estimulação dos pontos dos canais usados pela Acupuntura.

Como a Ventosa trata a doença?



-     Possui a capacidade de regular a função nervosa quando aplicada nos pontos e canais usados na Acupuntura
-     Aumenta a resistência do corpo às doenças
-     Desintoxica os tecidos promovendo uma purificação e melhor respiração da pele
-     Melhora a qualidade da circulação sanguínea tornando os vasos mais flexíveis e limpando os tecidos abaixo da pele, desobstruindo a circulação estagnada. O uso da ventosa promove uma ginástica circulatória, pois no início, quando
aplicada provoca uma vasodilatação e ao ser retirada o vaso sanguíneo volta ao seu calibre normal, diminuindo assim a pressão arterial e promovendo um
fortalecimento  dos  vasos  sanguíneos  tornando  mais  eficiente  a  circulação sanguínea evitando infartos e derrames
-     Auxilia na limpeza do sangue eliminando o excesso de colesterol
-     Ajuda na retirada de nódulos gordurosos localizados celulite, que atrapalham o fluxo sanguíneo
-     Pelo seu efeito relaxante revigora as forças abaladas pelo stress


A Ventosaterapia consegue melhorar o estado físico geral sem contra indicações, produz um aumento dos glóbulos brancos e hemácias, melhora a ação anti-hemorrágica, torna  o  sangue  mais  alcalino,  é  excelente  método  preventivo  e  terapêutico  contra doenças. Não é substituto de nenhum método terapêutico, deve ser usado como suplemento. Apesar de não ter contra indicações deve-se ter precauções quanto ao seu uso em crianças muito pequenas e em mulheres grávidas, sendo que nas últimas não devemos aplica-las no IG4, 21VB, 6BP, nas degas, cintura e barriga.

Como é feito seu uso?

-     Ventosa Seca: aplicação em local específico

-     Ventosa Molhada: irritar a pele com instrumento cortante, ou fazer sangria e em seguida aplicar a ventosa

-     Massagem com ventosa: com meio lubrificante (creme ou óleo) deslizar a ventosa pelo corpo
    uma massagem com ventosa nas costas (canal da Be) e ombros 1 vez por semana é excelente para manutenção da saúde









Principalmente o uso da ventosa seca deixa marcas no corpo que variam de cor dependendo  do  estado  de  saúde  do  indivíduo,  quanto  mais  escura,  mais  crônica  a doença:
-     tom escuro (preto ou marrom): aspecto antigo, crônico
-     tom escuro disperso, manchado: doença crônica
-     tom avermelhado pigmentado: doença recente
-     reação puntiforme: doença aguda, estados dolorosos


Obs.: podem aparecer bolhas de água no local como mostra a figura acima que devem ser perfuradas com agulha esterilizadas.

Isto mostra a importância das trocas gasosas visando limpar o sangue das impurezas, percebe-se que a cor vai clareando a medida que o indivíduo se recupera da doença. As marcas deixadas pelas ventosas desaparecem sozinhas dentro de 2 ou 3 dias. Entretanto é recomendado que a periodicidade da aplicação seja curta para que não se perca o efeito. Não necessidade de desaparecer por completo a reação do primeiro tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário